JOGOU AONDE? #JONAS

Hoje continuamos a mostrar os talentos que nossa terra produz no futebol, contando a trajetória dos craques. Desta vez contaremos a do Lateral direito Jonas, que sem modéstia, um dos melhores na sua posição no nosso Estado. 

 Jonas desde criança já jogava bola como qualquer outra, e mesmo adolescente ainda não tinha consigo o apreço pelo futebol, pois somente aos 18 anos começou a levar a sério o que é parte de sua vida nos dias de hoje. O atleta começou no futebol amador pelo Mandacaru do Campo velho, em uma posição totalmente diferente da que joga hoje, era atacante e ao lado de Danielzinho (outro talentoso jogador crateuense) infernavam as defesas que enfrentavam. 


Mais adiante, devido ao grande destaque, através de um convite feito pelo técnico Basílio “Camarão”, Jonas foi para a equipe Sub-20 do Crateús E.C. para a disputa do campeonato Crateuense de 2007, onde sagrou-se campeão com a equipe e assim garantiu seu passaporte para ingressar no time principal, com o treinador Mastrillo. 

No ano seguinte disputou a 3ª divisão do cearense novamente pelo Crateús que tinha uma equipe muito qualificada, formada com boa parte dos jogadores da “casa”, mas que não garantiu o acesso. Jonas teve boa atuação jogando como lateral direito, após ser testado pelo técnico Basílio, e logo após juntamente com o craque Jardel (meio campo crateuense com muito talento) partiu rumo a Quixadá, indicados pelo grande goleiro Ivan. 

No “Quixinha”- disputou o Campeonato Cearense de 2009, e apesar do início da equipe na competição não ter sido bom, ao termino garantiu a permanência na 1ª divisão, tendo Jonas sido titular em todas as partidas ganhando uma maior visibilidade. Em seguida seu destino foi o Caucaia, onde garantiu o acesso da equipe com o vice-campeão da 3ª divisão cearense daquele ano, no entanto teve que passar por cirurgia no joelho tendo que parar devido a recuperação.

Em 2010 num pós-recuperatório houve a guinada na sua carreira, e justamente no clube que o revelou. Pois junto aos seus companheiros levaram o Crateús E.C. ao Bicampeonato da terceira divisão, e com direito a gol do lateral na partida decisiva contra o Pacatuba, onde venceram por 3 a 1. Daí então abriram-se várias portas para o atleta, pois vários times do estado queriam contar com o jogador no elenco.

Porém o atleta foi para Araripina para a disputa do campeonato Pernambucano de 2011, junto com o lateral esquerdo Janilson, que teve muito êxito por lá, entretanto, Jonas não encontrou seu belo futebol e retornou a Crateús para a disputa da 2ª divisão. E conseguiu mais um acesso com o time da cidade, desta vez a elite do futebol cearense, feito histórico para a região crateuense, pois até então o Crateús não havia chegado. 

No seguinte ano, 2012, fez a pré-temporada no clube, mas devido falta de acordo com a diretoria não houve a permanência do Jogador no elenco para a disputa do cearense 1ª divisão, tendo Jonas ido para o Boa Viagem. Lá, com o clube de mesmo nome da cidade e na segunda divisão, o atleta fez mais um ótimo campeonato, com seis gols marcados e era referência no time. Uma pena que nessa edição do campeonato a equipe após ser líder absoluto do seu grupo na primeira fase, não garantiu o acesso a outra divisão.


Em 2013, foi para o River-PI para a disputa do Campeonato Piauiense, mas não ficou até o término do campeonato. Logo após esteve novamente no Quixadá que estava na 2ª divisão e conseguiu o acesso a 1ª divisão com o clube. No segundo semestre, a pedido do técnico Erasmo Fortes, Jonas foi para o Araioses-MA, e garantiu mais um acesso para sua carreira, desta vez a 1ª divisão do Campeonato Maranhense, junto com o Moto Club, que na época contava com o atacante Kleber pereira que jogou no Santos-SP, Athletico-PR entre outros. Também disputou a Copa Maranhense, que dava acesso a Copa do Brasil, mas não se saíram bem na competição.


Em 2014 foi para o Lagarto-SE, time que revelou o atacante Diego Costa, na qual o mesmo fornecia ajuda financeira e administrativa ao clube, e lá Jonas jogou o Campeonato Sergipano, terminando em 6º e a Copa do Brasil onde fizeram bons jogos, mas foram desclassificados na 2ª fase pelo Santa Cruz-PE. E no segundo semestre esteve no Crateús para a disputa da Copa Farias Lopes-CE que também dá acesso a Copa do Brasil, porém não conseguiram a classificação. 

No ano de 2015, Jonas jogou a 1ª divisão cearense pelo Quixadá, na sua terceira passagem, e com boa campanha, pois lideraram boa parte do campeonato. Time esse que também tinham nomes como os dos meias Janeudo (hoje no Manaus-AM) e Lequinha, e o atacante Edson Cariús (hoje no Fortaleza). No mesmo ano o atleta teve passagem pelo Guarany de Sobral e foi campeão da Taça Farias Lopes, que levou o time a Copa do Brasil de 2016. 


Em 2016 atuou no próprio Guarany de Sobral pelo Campeonato Cearense, terminando em 4º lugar ganhando a vaga na Série D do Brasileirão, e na Copa do Brasil, onde saíram na primeira fase para o Coritiba-PR. Em seguida Jonas voltou ao Piauí onde veio a ser campeão Piauiense com o Comercial-PI da 2ª divisão. No mesmo ano também atuou pelo Serra Talhada-PE, mas passou pouco tempo. Em seguida veio para atuar pelo Maracanã-CE na 2ª divisão, isso em 2017. Mesmo com o elenco muito bom, o time não conseguiu o acesso perdendo para o Iguatu. 


“Essa derrota talvez seja a mais amarga na minha carreira. O time era muito bom. A gente tinha feito um grande campeonato e perdeu na semifinal. Além disso havia um prêmio muito bom para gente, caso ganhássemos”. 

Em 2018 uma breve passagem pelo Maranguape-CE, porém devido a um time limitado houve o descenso a 2ª cearense. No mesmo ano jogou a 3ª divisão pelo Crateús, sendo o capitão da equipe, assumida pelo treinador Reginaldo França. Após isso Jonas fez uma cirurgia por conta de uma lesão passando boa parte de 2019 recuperando-se para retornar as atividades. 

Jonas conta que também jogou campeonatos amadores, já atuando como profissional. “Existem dois times daqui de Crateús que joguei campeonatos amadores por eles. O Ladeirão do Basílio, que não está mais em atividade e o Força Jovem em que faço parte. São dois times que mesmo sendo amadores, são mais organizados e dão mais estruturas que alguns times profissionais. É como se você estivesse num time profissional de pequeno porte. São bem organizados. Tenho nem palavras para descrever”, conta. 

Perguntado se pensa em jogar ainda por aqui pelo Crateús e ajudar esse clube que busca seu espaço novamente no futebol cearense?

“Sempre vou está a disposição seja como jogador seja, ou de outra forma para ajudar, vou estar sempre de braços abertos porque foi onde tudo começou, então estarei sempre à disposição”, respondeu. 

Jonas deixou uma mensagem de apoio aos garotos que sonham em jogar profissional assim como ele: “para essa garotada, digo que mantenham o foco e esperem o momento certo, a caminhada pode ser dolorosa mais vale a pena. Se você não se tornar um grande atleta com certeza vai se tornar um grande cidadão de bem“

E finalizou dizendo: “sou muito agradecido, principalmente, ao futebol, pois foi através dele que consegui tudo o que tenho hoje. A minha família, a casa própria, o transporte. E apesar de ter rodado por clubes pequenos fui muito responsável e também profissional. Estou tranquilo”.

JOGOU AONDE? #JONAS JOGOU AONDE? #JONAS Reviewed by Futebol Crateuense on 6/05/2020 08:50:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.